Descubra como calcular os impostos do Simples Nacional em 4 passos
Confira o nosso guia passo a passo de como calcular os impostos do Simples Nacional
O Simples Nacional é um dos principais regimes tributários do Brasil, conhecido pelo seu processo simplificado de recolhimento de impostos.
Mas você sabe como esses impostos são calculados? Continue a leitura conosco e veja o passo a passo de como calcular os impostos do Simples Nacional.
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Quais são os impostos do Simples Nacional?
Antes de apresentarmos o passo a passo para calcular os impostos do Simples Nacional, é importante saber quais são esses impostos, não é mesmo?
Desse modo, temos que os impostos cobrados nesse regime são:
- IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- PIS (Programa de Integração Social);
- Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
- ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza); e
- ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
Esses impostos são recolhidos de forma unificada através do pagamento de uma guia de recolhimento mensal, chamada DAS.
Mas como esses impostos são calculados? Veja a seguir!
Passo a passo de como calcular impostos do Simples Nacional
1º passo – Some a receita bruta de sua empresa dos últimos 12 meses
O cálculo do imposto no Simples Nacional é realizado com base na receita bruta anual da empresa, ou seja, o seu faturamento total referente a vendas de produtos ou serviços nos últimos 12 meses, sem considerar o mês atual.
Lembrando que para empresas novas, que ainda não possuem 12 meses, é necessário somar os faturamentos obtidos nos meses existentes, dividir esse resultado pela quantidade de meses, e multiplicar esse valor por 12.
2º passo – Identifique a alíquota que será aplicada e o valor a ser deduzido
Agora que você já sabe qual é a receita bruta anual, é hora de identificar em que anexo a sua empresa está enquadrada e qual a faixa de faturamento. Assim, será possível saber qual deve ser a alíquota aplicada e a parcela a ser deduzida.
3º passo – Calcule a alíquota efetiva
Para isso, basta seguir a fórmula abaixo:
Alíquota efetiva = [(Receita bruta total x alíquota) – Parcela dedutível] / Receita bruta total |
Para exemplificar, vamos utilizar o exemplo de uma empresa de calçados que possui faturamento anual de R$ 340 mil. Desse modo, ela está na 2ª faixa do Anexo 1.
Nesse caso, conforme a tabela do Simples Nacional, a alíquota para o cálculo será de 7,30%, e a parcela dedutível será de R$ 5.940,00.
Aplicando a fórmula, temos:
[(340.000,00 x 7,30%) – 5.940,00] / 340.000,00 = 5,55%
Logo, a alíquota efetiva a ser cobrada será de 5,55%
4º passo – Encontre o valor a ser pago em impostos
Seguindo os passos anteriores, para encontrar o valor dos impostos, basta multiplicar a alíquota efetiva pelo faturamento do mês.
Portanto, utilizando o exemplo anterior, se a empresa teve um faturamento mensal de R$ 30 mil, o valor cobrado no mês será de R$ 1.665,00, tendo em vista que:
R$ 30 mil x 5,55% = R$ 1.665,00.
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