Aprenda a separar os custos fixos e variáveis de seu posto de combustível
Veja como você pode separar os custos fixos e variáveis, em seu negócio, de forma simples, para te auxiliar na gestão
Você sabe quais são os custos fixos e variáveis do seu posto de combustível? Essa é uma informação essencial para você gerenciar o seu negócio, de forma eficiente e lucrativa.
Por isso, neste artigo, mostraremos como separá-los em 5 passos no seu posto de combustível.
Como separar os custos fixos e variáveis?
Veja, agora, como você pode fazer a separação dos custos em seu posto de combustível:
1. Identifique os custos fixos e variáveis
Primeiramente, para fazer a separação dos custos fixos e variáveis, é necessário compreender o que cada um deles significa.
Os custos fixos são aqueles que permanecem constantes, independentemente do volume de vendas ou produção. Alguns exemplos são salário dos funcionários, despesas com seguros e aluguel do terreno.
Já os custos variáveis estão diretamente relacionados à quantidade de combustível vendido, como o custo dos produtos, taxas de cartão de crédito e comissões para funcionários de vendas.
2. Classifique o custo por categoria
O segundo passo é fazer a classificação de todos os custos para uma análise mais precisa. Para te ajudar, você pode usar softwares de gestão financeira ou planilha.
Ao categorizar os custos fixos e variáveis, você pode visualizar, claramente, onde estão os maiores gastos e oportunidades para reduzir despesas.
3. Calcule o valor dos seus custos fixos e variáveis
O terceiro passo é calcular o valor dos seus custos fixos e variáveis, de acordo com o período que você deseja analisar. Você pode usar uma fórmula na planilha, ou uma função no software, para somar os valores dos custos de cada categoria.
Por exemplo, se você quer analisar o mês de janeiro, pode somar os valores dos custos fixos e variáveis que ocorreram nesse mês.
4. Análise da Rentabilidade por Produto
Nem todos os produtos vendidos, em um posto de combustíveis, têm a mesma margem de contribuição. Por exemplo, a gasolina pode ter uma margem mais alta do que os produtos da loja de conveniência.
Ao analisar a rentabilidade de cada produto, individualmente, os proprietários podem tomar decisões informadas sobre preços, promoções e mix de produtos, para otimizar os lucros.
5. Revisão e Ajuste Constantes
O ambiente de negócios, dos postos de combustíveis, está sujeito a mudanças constantes, incluindo flutuações nos preços dos combustíveis, regulamentações governamentais e concorrência.
Portanto, é crucial revisar, continuamente, os custos fixos e variáveis, bem como as estratégias de precificação e operações. Você deve estar preparado para ajudar, conforme necessário, assim, é possível manter a competitividade e lucratividade do seu posto.
Veja também:
Conte com a Farrapos para te ajudar!
Se você precisa de ajuda, na hora de separar seus custos e otimizar a gestão contábil de seu posto de gasolina, conte conosco.
Há 42 anos atuando na contabilidade, a Farrapos Contabilidade é especialista quando o assunto é contabilidade para postos de combustível. Com a nossa expertise, você consegue garantir a tranquilidade nas finanças do seu negócio.
Sendo assim, não perca tempo e nos contate para receber a ajuda que merece!
DESCOMPLIQUE A GESTÃO CONTÁBIL DO SEU POSTO DE GASOLINA!/a>