Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saiba tudo sobre recuperação de créditos tributários!

Saiba em nosso artigo tudo sobre recuperação de créditos tributários!

Confira todas as informações essenciais sobre a recuperação de créditos tributários em sua empresa!

Você sabe como realizar a recuperação de créditos tributários em sua empresa? 

Caso sua resposta seja negativa, não precisa se preocupar, pois escrevemos este artigo imperdível para que você possa garantir a sua recuperação de créditos de tributação o quanto antes!

Confira tudo sobre o assunto! Antes de prosseguir com a leitura, não perca o vídeo especial do canal Farrapos Assessoria Contabil explicando tudo sobre recuperação de créditos tributários:

Leia também:

O que é recuperação de crédito tributário?

Em resumo, a recuperação de créditos tributários é o processo de recuperação de tributos pagos a mais, ou indevidamente, pelas empresas. 

Assim, isso ocorre quando as empresas pagam tributos além do que é devido, seja por erro na apuração ou por desconhecimento dos direitos tributários que possuem.

Entretanto, a recuperação de créditos tributários pode ser feita por meio da via administrativa ou judicial. 

A princípio, a via administrativa é o processo em que a empresa solicita a restituição diretamente ao órgão responsável pela cobrança. 

Porém, a via judicial é o procedimento pelo qual a empresa recorre ao Poder Judiciário, por meio de uma ação judicial, para reaver o valor pago indevidamente.

Quais os benefícios da recuperação de crédito tributários?

De fato, a recuperação de crédito tributário traz diversos benefícios para as empresas, tais como:

  • Redução da carga tributária e aumento da lucratividade;
  • Melhoria do fluxo de caixa e da capacidade de investimento;
  • Correção de possíveis equívocos na apuração e no recolhimento dos tributos;
  • Aproveitamento de incentivos fiscais e de benefícios legais;
  • Prevenção de problemas com o fisco e de penalidades tributárias.

Como funciona a recuperação de crédito tributário?

A princípio, a recuperação de crédito tributário requer um conhecimento aprofundado da legislação tributária e dos trâmites necessários, para reaver esses valores pagos a maior, ou indevidamente. 

Dessa maneira, porque a empresa precisa primeiro identificar os créditos tributários que possui e depois analisar a viabilidade de recuperá-los.

A análise da viabilidade de recuperação de créditos tributários envolve uma avaliação da documentação comprobatória e da legislação aplicável. 

Para que a empresa possa recuperar o crédito tributário, é necessário que haja um fundamento legal que justifique a restituição.

No entanto, muitos empresários têm sido abordados por “especialistas” em recuperação de créditos tributários, que oferecem propostas atraentes de créditos fictícios ou realizam a apuração do crédito, de forma inadequada, em relação à legislação tributária. 

Por fim, esse tipo de prática pode acarretar a aplicação de penalidades que variam de 150% a 225% do valor restituído, o que pode afetar severamente a saúde financeira da empresa e ainda resultar em processos criminais contra a ordem tributária.

Recupere seus créditos tributários!

Nós, da Farrapos Contabilidade, te fornecemos serviços cruciais para você conseguir alcançar estes créditos e reduzir as despesas tributárias!

Conte com nossos serviços imperdíveis, de consultoria tributária, para te auxiliarmos nesse e em diversos outros aspectos necessários para sua empresa!

Entre em contato conosco e recupere seus créditos de tributação!

Peça ajuda para diminuir seus impostos!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados