Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Atualizado em Abril de 2023.

Malha fina: como saber se caiu e qual o valor da multa para pessoas físicas?

 Entenda o processo e as consequências da malha fina e saiba como verificar se você foi pego. 

A malha fina da declaração do Imposto de Renda costuma ser uma preocupação para muitos brasileiros, afinal, não são poucos os contribuintes que têm que enfrentar o Leão da Receita.

Se houve erros ou inconsistências nas informações apresentadas à Receita Federal, a malha fina é realidade certa, no entanto, a melhor arma para lidar com essa situação é a informação.

Por isso, neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre a malha fina. Confira e tire todas as suas dúvidas!

O que é a malha fina?

A malha fina é o nome dado ao processo de investigação que a Receita Federal conduz quando há uma discrepância entre os dados que um contribuinte informa sobre sua Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física e os dados do sistema das autoridades fiscais presentes no banco de dados da própria Receita.

O objetivo da malha fina é justamente encontrar fraudes e processos errôneos, sejam eles no pagamento de impostos ou na prestação de contas na declaração. 

Isso pode levar a decretação de qualquer tipo de evasão fiscal no recolhimento de Imposto de Renda das Pessoas Físicas.

Saiba mais sobre a Declaração de IR a seguir:

Como saber se caí na malha fina?

Quando o contribuinte é pego na malha fina, a Receita Federal envia uma notificação informando que ele caiu na malha e os motivos.

Entretanto, não é necessário esperar uma notificação do órgão. Para verificar qualquer problema potencial, pode-se facilmente acessar o Portal e-CAC, um sistema de serviço online fornecido pela Receita Federal que permite aos contribuintes monitorar a situação de sua declaração do IR. 

Assim, o contribuinte pode ter acesso aos dados da declaração e aos motivos pelo qual foi pego na malha fina.

Qual a multa da malha fina?

Se o contribuinte cair na malha fina e não regularizar a situação, ele enfrenta multas de 75% em cima do valor do imposto. 

No entanto, as multas não são as únicas consequências. O cidadão pode ter o seu CPF bloqueado e o seu nome adicionado ao cadastro das pessoas com dívidas na união, o Cadin.

Caí na malha, como resolver?

Se você caiu na malha fina, não há motivos para pânico, a situação tem conserto! 

Como dito antes, a malha fina pode indicar um erro na declaração de Imposto de Renda, portanto, nessa situação, tudo pode ser resolvido com a apresentação de uma declaração retificadora.

No entanto, existem casos em que não há culpa do contribuinte, e a malha fina foi ocasionada por erros da própria Receita. 

Nesses casos, é melhor esperar pela notificação oficial da Receita Federal e fornecer documentos comprobatórios para provar o caso apresentado pelo Fisco.

Você pode evitar qualquer problema com a malha fina. Saiba como!

Lidar com a malha fina pode ser um desafio, mas com informação e planejamento, é possível evitar problemas futuros. 

Uma das formas mais eficazes de se prevenir contra a malha fina é contar com o apoio especializado de uma contabilidade de confiança.

A Farrapos Contabilidade oferece serviços indispensáveis para garantir a precisão e a exatidão da declaração de Imposto de Renda, reduzindo o risco de cair na malha fina e suas consequências. 

Portanto, não hesite em procurar apoio especializado para manter suas finanças em ordem e garantir tranquilidade no momento de declarar seu Imposto de Renda.

Clique aqui e conte com suporte especializado para evitar a malha fina!

Classifique nosso post [type]
Summary

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Atualizado em março de 2023. Maneiras para reduzir impostos pagos…
Cresta Posts Box by CP