Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Como Ter Um Controle Financeiro Eficiente Em Seu Supermercado Seguindo As 6 Dicas Dos Especialistas - Farrapos Contabilidade

6 dicas para ter um bom controle financeiro em seu supermercado

Aprenda a fazer o controle financeiro de seu mercado com essas dicas práticas

O controle financeiro é uma das atividades mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, especialmente em um setor tão competitivo e dinâmico como o de supermercados. 

Mas como fazer um bom controle financeiro em supermercados? Neste artigo, vamos apresentar 6 dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

1- Tenha um planejamento financeiro 

O primeiro passo para um bom controle financeiro é ter um planejamento financeiro bem definido e alinhado com os objetivos estratégicos do supermercado. 

O planejamento financeiro é um documento que estabelece as metas, os indicadores, os recursos e as ações necessárias para alcançar os resultados esperados em um determinado período.

Esse planejamento deve ser elaborado com base em uma análise, considerando as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do negócio. Além disso, deve ser revisado periodicamente para verificar se está sendo cumprido e se precisa de ajustes.

2- Registre todas as transações financeiras 

Outra dica essencial para o controle financeiro em supermercados é registrar e organizar todas as movimentações financeiras.

O registro e a organização das movimentações financeiras permitem ter uma visão clara e atualizada da situação financeira do supermercado. Assim, será mais fácil tomar decisões e identificar problemas e oportunidades.

3- Faça um fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é a espinha dorsal do controle financeiro. Realizar uma análise detalhada desse fluxo permite antecipar entradas e saídas de dinheiro, evitando surpresas desagradáveis. 

Os supermercados devem monitorar de perto as contas a pagar e a receber, ajustando suas estratégias conforme necessário para manter um fluxo de caixa saudável.

Você pode conferir mais sobre essa dica em nosso vídeo: A importância da gestão financeira no Planejamento Tributário

4- Faça o controle de estoque 

O estoque é um dos principais ativos de um supermercado, pois representa o capital investido em mercadorias que serão vendidas aos clientes. 

Por isso, é fundamental ter um controle rigoroso do estoque, evitando excesso ou faltas de produtos, desperdícios, perdas, roubos e obsolescência.

O controle de estoque requer análise da demanda, sazonalidade, rotatividade e margem de lucro individual de cada produto.

5- Analise os resultados 

Mais uma dica essencial, é analisar os resultados obtidos com base nos indicadores definidos no planejamento financeiro. 

A análise dos resultados permite avaliar o desempenho financeiro do supermercado, identificar os pontos fortes e fracos, as causas e as consequências, e definir as ações corretivas e preventivas necessárias.

Confira o nosso vídeo a seguir e domine ainda mais o assunto:

Alguns dos principais indicadores financeiros que devem ser acompanhados em um supermercado são: 

  • Faturamento;
  • Lucratividade;
  • Rentabilidade;
  • Margem de contribuição;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Giro de estoque;
  • Ticket médio;
  • Inadimplência.

Leia também:

Tenha uma gestão contábil eficiente ao seu lado

Por fim, ter um time de gestão contábil ao seu lado irá te ajudar bastante no controle financeiro. Afinal, essa equipe poderá te ajudar a manter os impostos em dia e também localizar oportunidades de diminuir custos.

A Contabilidade Farrapos já tem mais de 40 anos no mercado e toda a expertise adquirida ao longo desse período pode ficar a sua disposição.

Sendo assim, não perca tempo e conte com a gente para melhorar sua gestão financeira.

GARANTA JÁ O CONTROLE FINANCEIRO DO SUPERMERCADO!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados